Sunday, June 19, 2011

O ovo

               Já faz um tempo agora... Estive pensando nisso desde aquele momento... E quanto mais penso, mais sentido faz.

               Ovos são uma coisa tão delicada. Tão patética. Por dentro, gema e clara, suaves, cheias de nutrientes, fracas. Mesmo assim, o embrião de uma nova vida. Algo puro, imaculado. Um sistema em equilíbrio. Estamos todos protegidos, assim como o ovo, por uma casca, que parece dura... mas no final é tão fraca quanto o que há por dentro...

               Então você vem e quebra a casca do ovo, a sua única proteção. Você frita, cozinha, tortura a gema e a clara. A mente e a alma. Ou até come direto, cru. E assim acaba essa vida que ainda estava para começar, tão cedo, sem aviso. Você nem repara. Você não se importa.

               Mas... e se esse ovo, em vez da casca aparentemente forte, mas que é fraca... tivesse uma camada de diamante por dentro? Uma camada tão espessa, tão dura, tão resistente, que quando você tentasse quebrar a casca do ovo, quebrasse a mão em vez. Certamente, depois disso, na próxima vez que fosse partir um ovo... pensaria duas vezes. Hesitaria. E se sua necessidade não fosse tão forte, até poderia acabar desistindo... Deixando esse ovo em paz...

               Eu terei essa camada de diamante, da próxima vez que você ou qualquer outro vier. Estarei isolada, mas segura. Não é como se agora eu pudesse fazer qualquer outra coisa... Você espera que eu continue sendo a vítima, a fraca. Eu não lhe darei esse prazer. Agora, quem irá se ferir é você.

               Tudo parece tão distante. Eu não sinto mais nada. Você sente? Já sentiu?

               Agora a única coisa que me resta, em meio aos cacos e fragmentos do que você deixou de mim, é minha raiva. Minha indignação. Mas não foi somente você. O que você fez, foi destruir algo que demorou anos, séculos, para reconstruir. Eu finalmente tinha minha vida de volta. Você tirou-a de mim novamente.

               O mal não tem rosto. Nenhum de nós reconhece o mal à primeira vista. O mal é banal. O rosto de todos os dias. O rosto de todos. Dentro de todos. Você me ensinou que o mal está sempre no coração dos outros.

               Eu não consigo mais confiar nos outros agora. Mas isso também não é só culpa sua. Todos me deram motivos. Eu fui idiota de não ter percebido antes... Nesse mundo em que vivemos, não há em quem confiar. Nem mesmo naqueles que mais amamos. No fundo, são eles os que mais nos enganam. Os que mais nos ferem. Você não é um deles, você é todos eles, e todos os que não são meus amados. Não confio em você, não confio em mais ninguém.

               Eu sei que quer que eu confie em você, para depois destruir minha casca novamente. Para degradar minha gema novamente, para desonrar-me, ferir-me.

               Pois eu quero que você confie em mim. Confie que eu confio em você.

               Quando chegar o momento, você quebrará mais do que a mão.

Desconhecido

No comments:

Post a Comment